sexta-feira, 13 de novembro de 2009

EBF SOCORRO!!


















Outro dia recebi um e-mail interessante, que dizia mais ou menos o seguinte:

..."Pastor, moro longe de tudo, minha igreja é pobre, não disponho de material algum e tenho que montar uma EBF. SOCOROOOOORRO!!

Dentre as respostas que poderia dar a esta irmã, confesso que duas passaram por minha cabeça:
1) "Irmã, ore para Jesus voltar antes da sua EBF". Ou, 2) vamos pensar um pouco e correr atrás do que for possível compartilhar para que esta EBF aconteça, pois EBF é um momento muito importante na vida de uma igreja, principalmente para as crianças. Conheço muitas delas salvas por Cristo através do importante ministério da Escola Bíblica de Férias. Então, enquanto o
Senhor não volta, vamos nós trabalhar, somos servos de Deus procurando conduzir os pequeninos a Ele!

Se você recebeu a incumbência de preparar uma EBF, que bom! Louve a Deus por isto e abrace este desafio como uma grande oportunidade para a sua vida.
Em primeiro lugar, saiba que o Senhor é fiel e haverá de suprir cada uma das suas necessidades, em Cristo Jesus.


Ousaria sugerir algumas dicas para quem está na mesma situação desta irmã que me escreveu:


1. Além de orar, comece a pesquisar temas logo cedo.Dê uma olhada em revistas de Escolas Bíblicas Dominicais antigas, entre em sites procurando pelo nome "EBF" ou "Vocation Bible School" (que é EBF em inglês) e se você não dominar o inglês tão bem, peça a alguém que conheça melhor o idioma para ajudar-lhe. Hoje com o recurso da internet, muita coisa boa pode ser encontrada. É claro que preciso dizer que "nem tudo que reluz é ouro", daí, muita coisa nesta pesquisa via internet precisa ser filtrada bem, até porque grupos sectários também recorrem aos nossos recursos (o diabo sempre procura imitar as coisas de Deus e do povo de Deus). Não abrace qualquer conteúdo. Pergunte: é bíblico? É cristocêntrico? A doutrina é cristalina e está de acordo com os padrões e princípios da Palavra de Deus? Havendo dúvida, converse com seu pastor a respeito, ou com algum irmão e irmã que prime pela sã doutrina. Não consulte e chegue a conclusões de montar 'uma EBF que viu na internet' sem antes tomar essas precauções, ok?


2. Procure informações com igrejas maiores de sua região.


Sempre tem uma igreja disposta a ajudar, por perto. Se der, faça uma visita, marque com a pessoa responsável pelo Departamento Infantil daquela igreja e procure mesmo se inteirar. Muitas igrejas guardam fotos, roteiros de EBFs. Etc.


3. Planeje a sua EBF!

Uma boa EBF começa pelo menos quatro meses antes! Pare, coloque idéias no papel, planeje tudo: horários; quem ficará responsável por quê; quem cuidará da recepção, do lanche; por contar as histórias, quem comandará as brincadeiras.
A SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) mais uma vez é um auxílio de Deus nessas horas. Converse com as queridas irmãs da SAF, que têm experiência (muitas delas lecionam ou lecionaram a crianças), sabem promover encontros emocionantes, enfim. A SAF pode também ajudar, além da UPA e UMP.


4. Trabalhe em equipe!



Monte a sua equipe. Ouça a sua equipe. Planeje junto. Convide jovens e adolescentes dispostos para ajudar. Sempre haverá alguém levantado pelo Senhor para ajudar-lhe. Faça reuniões sistemáticas à medida que o tempo da EBF for chegando e uma escala de alvos e de soluções para se atingir este alvo ( marque em uma cartolina na parede, por exemplo: quem ficou responsável por tal área, e vá anotando ali as conquistas - ou não - para se buscar outras soluções; o que tem que ser feito ainda, enfim, ali estará o organograma da EBF...


5. Para o tempo de brincadeiras:


Sugiro que também se faça pesquisa na internet. Dê uma olhada nos sites sobre brincadeiras com bola, por exemplo. É incrível como um simples e até único objeto como uma bola, muitas brincadeiras divertidas podem acontecer. Vise as brincadeiras coletivas. Procure também a escola perto da sua casa, vá à biblioteca do colégio ou municipal, fale com professores de Educação Física ou recreadores crentes, e você poderá anotar muitas brincadeiras boas. Crianças podem dar dicas de brincadeiras, também. Faça até um "desafio": coloque uma folha na mão de muitas delas com a seguinte frase: as brincadeiras que eu gosto! Elas poderão anotar muitas coisas e dali poderão surgir idéias para este momento também importante em uma EBF.




6. Não procure fazer algo muito complicado.


Às vezes a gente se frustra e até se arrebenta todo emocionalmente, porque procura fazer uma EBF "super-super"! Em tempo, não estou dizendo que você não se empenhe ou que a sua equipe não se esforce para realizar "aquela EBF inesquecível!", não é isso. Creio que todos devam render ao máximo dentro da capacidade, potencial e dons - principalmente - que Deus lhes deu. Apenas digo que muitas vezes a EBF torna-se um fim em si mesma, ou seja: corre-se tanto para preparar o evento e para tornar o evento "super", que o foco fica todo perdido: a salvação e edificação de crianças, o entrosamento, a comunhão, a aproximação de vizinhos e de crianças que ainda não frequentam a igreja... Enfim, com planejamento, dedicação e sem pompas de "super EBF pela EBF" o seu trabalho no mês da EBF poderá ficar mesmo inesquecível e na mente e coração das crianças, que é o que importa! Organização, bons estudos, equipe disposta e preparada, oração e principalmente o ensino e aplicação da Palavra de Deus, e sua EBF já estará pronta e será inesquecível para a criança que dela participarem. Você e eu nos lembramos constantemente de EBFs que participamos quando crianças, não? Lembramos nem tanto da "pompa" mas da Palavra que ficou e edificou, Por hora, seriam estas pequenas dicas que compartilho aqui.

Um abraço,
Rev. Jáder

Fonte:
http://ucp.ipb.org.br/CIPP/CIPP site/dicas.html
[Figuras e fotos encontradas na web]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[b]Comente para edificação