quarta-feira, 14 de novembro de 2012










ONDE ESTÃO OS PASTORES DE CRIANÇAS?

"Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste. O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E se conseguir
encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.” (Mateus 18:10-14) Na história contada por Jesus a respeito do pastor que sai pelos montes procurando a ovelha perdida, encontramos algumas ações significativas: • Deixar – Ele suspende algo que vinha fazendo e se lança numa empreitada que vai exigir certa renúncia. • Ir – Ele se desloca movido por um impulso muito forte e totalmente focado no seu objetivo: encontrar o cordeiro que está perdido. Ele avança nessa direção. • Procurar – Ele se esforça por alcançar ou conseguir o seu objetivo. • Encontrar – Ele finalmente descobre, acha, dá de cara com a ovelha perdida. • Recolher – Ele dá o devido acolhimento. • Trazer – Ele conduz o cordeiro para o lugar seguro. 2) Buscar crianças perdidas exige: • Diligência – Cuidado ativo, presteza em fazer alguma coisa. Zelo. Esforço. Empenho. Empregar todos os meios para fazer algo. • Disposição – Desígnio, intenção, vontade, inclinação, prontidão. • Dedicação – Afeto extremo, devoção. Consagração. Sacrificar-se em favor de algo. Entrega. Quantas crianças estão perdidas? Só no Brasil são cerca de 60 milhões abaixo dos 15 anos de idade. Onde estão as crianças perdidas? A saída para procurar crianças perdidas se reveste de um significado muito mais profundo quando ouvimos o Senhor Jesus dizer que “o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca” (Mateus 18:14). Trata-se de um trabalho de acordo com a vontade de Deus! Que maravilha! São tantas as oportunidades para buscar as crianças: aulas em creches e nas escolas, escolas bíblicas de férias, ministério nos hospitais, clubes bíblicos em lares cristãos, etc. Que bênção extraordinária seria se, em cada igreja, pelo menos 5 a 10 lares abrissem suas portas para realizarem Clubes Bíblicos para Crianças, com programação de uma vez por semana para os pequenos! Seria uma verdadeira revolução! 3) A falta de visão e de ação para buscar as ovelhinhas perdidas Jesus Cristo, certa ocasião, ficou indignado com os seus discípulos, porque queriam impedir que as crianças se aproximassem dele. O Senhor dirigiu-lhes a seguinte palavra: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele.” (Marcos 10:14-15). Embora seja possível provar, sem sombra de dúvidas, que 85% dos atuais cristãos receberam a Cristo quando ainda eram crianças, antes dos 15 anos de idade (10% o fizeram entre 15 e 30 anos, 5% após os 30 anos), ainda existem muitas pessoas colocando tropeços e impedindo as crianças de virem a Cristo. O problema, na verdade, é teológico. Há uma teologia deficiente quando se trata das crianças. Não existem duas teologias, uma para adultos e outra para crianças. Há, isto sim, uma linguagem mais apropriada para o adulto e outra mais apropriada para a criança, mas não se pode esconder da criança a verdade do Evangelho. Lamentavelmente, não há visão e nem interesse em compartilhar o Evangelho com as crianças. A maioria dos trabalhos com as crianças resume-se a contar “historinhas”, cantar “musiquinhas”, fazer “oraçõezinhas”, preparar “programinhas”, sem nenhuma preocupação em mostrar a realidade do pecado e como uma criança pode receber a Cristo como seu Salvador Pessoal. Esse quadro precisa mudar urgentemente! 4) O problema todo se resume numa só palavra: p e c a d o! Pecado é uma palavra derivada de uma raiz que significa “errar o alvo”, “fracassar”. Trata-se, na verdade, do fracasso em não atingir um padrão conhecido, vindo a desviar-se do mesmo. Pecado é afastamento daquilo que Deus considera e estabelece como a conduta ideal. O pecado acaba se tornando uma oposição a Deus, uma verdadeira rebelião. O pecado é a transgressão da lei e do padrão de Deus. O trabalho com crianças que não reconhecer esta problemática do pecado, mesmo no coração de um pequenino, terá pouca chance de ser frutífero. Se desejarmos pastorear e preparar uma nova geração, temos que enfrentar o problema principal, sem rodeios, sem sentimentalismo, sem fugir do diagnóstico, ainda que seja duro: “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” (Gênesis 6:5) O Senhor Jesus foi também categórico ao afirmar: “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro.” (Marcos 7:21-23) Há milhões de crianças perdidas no pecado, caídas, e que correm o risco de se perderem eternamente. Uma das principais doutrinas na Bíblia, que precisa ser bem compreendida, refere-se à queda do homem. Ao pecar, o homem rebelou-se contra Deus. Tornou-se inimigo de Deus. No final de Gênesis 3, no último versículo, vemos o homem expulso do jardim do Éden e sem possibilidade de retorno, levando consigo e para todos os seus descendentes as consequências de sua queda: dores, sofrimentos, trabalho duro para obter o sustento, doenças e a morte. Os filhos de Adão e Eva nasceram após a queda e receberam essa herança pecaminosa. “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12) “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmo 51:5) Estes textos tão claros mostram que cada criança já nasce num estado de pecado que a coloca em inimizade com o Deus Eterno, que é Santo e não tolera o pecado. Só há uma maneira de apagar o pecado: através do sangue do Cordeiro Justo e Imaculado, do Filho de Deus, sem pecado, perfeito, o Senhor Jesus Cristo! “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:18-21) 5) A mensagem que a criança precisa ouvir! Pastorear e preparar crianças para o futuro é conduzi-las ao novo nascimento, contando-lhes a preciosa mensagem do Evangelho. Toda criança precisa conhecer: • Que Deus a ama com imenso amor – João 3:16. • Que ela tem um problema (doença, necessidade) – Romanos 3:23; 6:23. • Que só há uma solução (remédio, provisão) para o seu problema – Atos 4:12; 1 Coríntios 15:3,4; 1 Timóteo 2:5. • Que ela precisa apropriar-se de Cristo (recebê-lo) – João 1:12,13. • Que a salvação é eterna (segurança) – João 10:28-29; 1 João 5:11-12. É preciso levar a criança a reconciliar-se com Deus, reconhecendo que é pecadora, buscando o perdão e confiando no sacrifício de Cristo realizado na cruz do Calvário, pois “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7). Sim, o pecado foi eliminado completamente na cruz. “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). A criança que estava perdida foi achada. COntinuaremos esta palavra falando que o pastor não somente busca a ovelha perdida mas também apascenta o cordeirinho de Cristo. Gilberto Celeti Este artigo saiu na Revista "O Evangelista de Crianças" ano 58, nº 227, abril/maio/junho/20
A figura que melhor representa aquele que trabalha com crianças é a figura de um pastor.
Tios, tias, professores, professoras, palhaços, palhaças, monitores, voluntários e tantos outros precisam sair de cena.
Chega de pajear, de entreter ou de meramente “ensinar” crianças.
Vamos pastoreá-las.
O momento atual exige isso.
Podemos olhar o pastor de crianças em três posições bem distintas:
• Aquele que procura a ovelha perdida;
• Aquele que apascenta os cordeirinhos de Cristo;
• Aquele que livra e protege dos inimigos.
Vamos considerar agora a ação de buscar a ovelha perdida.
1) O Pastor que procura a ovelha perdida
"Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste. O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E se conseguir encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.” (Mateus 18:10-14)
Na história contada por Jesus a respeito do pastor que sai pelos montes procurando a ovelha perdida, encontramos algumas ações significativas:
• Deixar – Ele suspende algo que vinha fazendo e se lança numa empreitada que vai exigir certa renúncia.
• Ir – Ele se desloca movido por um impulso muito forte e totalmente focado no seu objetivo: encontrar o cordeiro que está perdido. Ele avança nessa direção.
• Procurar – Ele se esforça por alcançar ou conseguir o seu objetivo.
• Encontrar – Ele finalmente descobre, acha, dá de cara com a ovelha perdida.
• Recolher – Ele dá o devido acolhimento.
• Trazer – Ele conduz o cordeiro para o lugar seguro.

2) Buscar crianças perdidas exige:
• Diligência – Cuidado ativo, presteza em fazer alguma coisa. Zelo. Esforço. Empenho. Empregar todos os meios para fazer algo.
• Disposição – Desígnio, intenção, vontade, inclinação, prontidão.
• Dedicação – Afeto extremo, devoção. Consagração. Sacrificar-se em favor de algo. Entrega.
Quantas crianças estão perdidas?
Só no Brasil são cerca de 60 milhões abaixo dos 15 anos de idade.


Onde estão as crianças perdidas?
São tantas as oportunidades para buscar as crianças: aulas em creches e nas escolas, escolas bíblicas de férias, ministério nos hospitais, clubes bíblicos em lares cristãos, etc.
Que bênção extraordinária seria se, em cada igreja, pelo menos 5 a 10 lares abrissem suas portas para realizarem Clubes Bíblicos para Crianças, com programação de uma vez por semana para os pequenos! Seria uma verdadeira revolução!
A saída para procurar crianças perdidas se reveste de um significado muito mais profundo quando ouvimos o Senhor Jesus dizer que “o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca” (Mateus 18:14). Trata-se de um trabalho de acordo com a vontade de Deus! Que maravilha!
3) A falta de visão e de ação para buscar as ovelhinhas perdidas
Jesus Cristo, certa ocasião, ficou indignado com os seus discípulos, porque queriam impedir que as crianças se aproximassem dele. O Senhor dirigiu-lhes a seguinte palavra: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele.” (Marcos 10:14-15).
Embora seja possível provar, sem sombra de dúvidas, que 85% dos atuais cristãos receberam a Cristo quando ainda eram crianças, antes dos 15 anos de idade (10% o fizeram entre 15 e 30 anos, 5% após os 30 anos), ainda existem muitas pessoas colocando tropeços e impedindo as crianças de virem a Cristo.
O problema, na verdade, é teológico. Há uma teologia deficiente quando se trata das crianças. Não existem duas teologias, uma para adultos e outra para crianças. Há, isto sim, uma linguagem mais apropriada para o adulto e outra mais apropriada para a criança, mas não se pode esconder da criança a verdade do Evangelho.
Lamentavelmente, não há visão e nem interesse em compartilhar o Evangelho com as crianças. A maioria dos trabalhos com as crianças resume-se a contar “historinhas”, cantar “musiquinhas”, fazer “oraçõezinhas”, preparar “programinhas”, sem nenhuma preocupação em mostrar a realidade do pecado e como uma criança pode receber a Cristo como seu Salvador Pessoal. Esse quadro precisa mudar urgentemente!
4) O problema todo se resume numa só palavra: p e c a d o!Pecado é uma palavra derivada de uma raiz que significa “errar o alvo”, “fracassar”. Trata-se, na verdade, do fracasso em não atingir um padrão conhecido, vindo a desviar-se do mesmo. Pecado é afastamento daquilo que Deus considera e estabelece como a conduta ideal. O pecado acaba se tornando uma oposição a Deus, uma verdadeira rebelião. O pecado é a transgressão da lei e do padrão de Deus.
O trabalho com crianças que não reconhecer esta problemática do pecado, mesmo no coração de um pequenino, terá pouca chance de ser frutífero. Se desejarmos pastorear e preparar uma nova geração, temos que enfrentar o problema principal, sem rodeios, sem sentimentalismo, sem fugir do diagnóstico, ainda que seja duro: “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” (Gênesis 6:5)
O Senhor Jesus foi também categórico ao afirmar: “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro.” (Marcos 7:21-23)
Há milhões de crianças perdidas no pecado, caídas, e que correm o risco de se perderem eternamente. Uma das principais doutrinas na Bíblia, que precisa ser bem compreendida, refere-se à queda do homem. Ao pecar, o homem rebelou-se contra Deus. Tornou-se inimigo de Deus.
No final de Gênesis 3, no último versículo, vemos o homem expulso do jardim do Éden e sem possibilidade de retorno, levando consigo e para todos os seus descendentes as consequências de sua queda: dores, sofrimentos, trabalho duro para obter o sustento, doenças e a morte.
Os filhos de Adão e Eva nasceram após a queda e receberam essa herança pecaminosa. “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12) “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmo 51:5) Estes textos tão claros mostram que cada criança já nasce num estado de pecado que a coloca em inimizade com o Deus Eterno, que é Santo e não tolera o pecado.
Só há uma maneira de apagar o pecado: através do sangue do Cordeiro Justo e Imaculado, do Filho de Deus, sem pecado, perfeito, o Senhor Jesus Cristo! “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:18-21)
5) A mensagem que a criança precisa ouvir!
Pastorear e preparar crianças para o futuro é conduzi-las ao novo nascimento, contando-lhes a preciosa mensagem do Evangelho.
Toda criança precisa conhecer:
• Que Deus a ama com imenso amor – João 3:16.
• Que ela tem um problema (doença, necessidade) – Romanos 3:23; 6:23.
• Que só há uma solução (remédio, provisão) para o seu problema – Atos 4:12; 1 Coríntios 15:3,4; 1 Timóteo 2:5.
• Que ela precisa apropriar-se de Cristo (recebê-lo) – João 1:12,13.
• Que a salvação é unicamente pela graça imerecida de Deus - Efésios 2:8,9.
• Que a salvação é eterna (segurança) – João 10:28-29; 1 João 5:11-12.
É preciso levar a criança a reconciliar-se com Deus, reconhecendo que é pecadora, buscando o perdão e confiando no sacrifício de Cristo realizado na cruz do Calvário, pois “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).


Sim, o pecado foi eliminado completamente na cruz. “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). A criança que estava perdida foi achada.
Gilberto Celeti
Continuaremos falando que o pastor não somente busca a ovelha perdida mas também apascenta o cordeirinho de Cristo.
Este artigo saiu na Revista "O Evangelista de Crianças" ano 58, nº 227, abril/maio/junho/2012
Para assinar a Revista Trimestral da APEC visite a Loja Virtual.
 
Fonte:  http://www.facebook.com/coracaodecriancacampomissionario


DICAS PARA O CHÁ DO BEBÊ

CHÁ DE BEBÊ
(feito pela irmã Diva Caldas- idéias dela)

O evento de "Chá de Bebê" é uma boa oportunidade para um trabalho de evangelização, já que é comum terem visitantes não evangélicos.

Esses foram alguns dos cuidados que tive para preparar o chá de bebê dirigido pelas senhoras de nossa igreja para futuras mamães.

O CONVITE

Faça a lista junto com a mamãe, pois ela é a pessoa mais indicada para dar os nomes dos parentes, amigos e colegas de trabalhos do qual ela gosta de se relacionar.

Apesar de ser mais comum a presença somente de mulheres, não há nada de errado que sejam convidados jovens e homens para esse evento.

Distribua os convites com pelo menos duas semanas de antecedência. Se houver pessoas muito longe envie por carta, email ou convide através do telefone.
Este é o modelo do convite que fiz.

Coloque o endereço completo, se julgar necessário, mencione um ponto de referência (próximo ao mercado X, após a entrada da Rua Y) ou mesmo coloque, atrás do convite, um mapa para chegar ao local. Um telefone também ajudará, caso a pessoa convidada se perca ou nãoc conheça a região. O número de telefone deverá se um que esteja no local (fixo ou celular) e de preferência da pessoa que está organizando.

No convite, mencione a preferência da mamãe como a cor escolhida para o enxoval e se há alguma marca, cor ou tamanho que ela não queira, isso ajudará as pessoas convidadas a saber o gosto da mamãe na ocasião da compra do presente.

LOCAL
O evento poderá ser na casa da futura mamãe, de algum parente ou amigo, na igreja, na empresa onde trabalha, em um salão de festa, o importante é que seja de fácil acesso, que possa acomodar a todos os convidados e que, de acordo com o que será oferecido quanto a comida e bebida, haja uma pia, fogão e geladeira.

Se for o caso, mencione no convite se há local para estacionamento ou algum lugar próximo onde o convidado possa colocar seu veículo.

Coloque alguém recepcionar os convidados, receber os presentes e tirar a fotos, pois a pessoa que estiver organizando precisa estar disponível para o bom andamento do evento.

ALIMENTAÇÃO

O alimento poderá ser oferecido pela própria mamãe, pelos convidados que poderão trazer os pratos e as bebidas ou pelas pessoas que estiverem organizando. Só não pode ser esquecido o "Chá", afinal esse é o nome dado ao evento.

Tenha o cuidado quanto ao alimento verificando a necessidade de produtos diet e se a mamãe tem algum restrição alimentar como intolerância a glúten ou lactose ou mesmo se ela é vegetariana.

O cardápio dependerá da quantidade de convidados, do clima do dia (muito quente, frio ou chuvoso), dos costumes da região e do local, se é ao ar livre ou em ambiente fechado.

O importante não é servir um banquete e sim algo para um leve lanche, já que na maioria esse evento ocorre durante uma tarde.

LISTAS DOS PRESENTES

Para que os presentes sejam dados de acordo com a necessidada da mamãe, é importante a participação dela no preparo da lista, assim evitará possível trocas de coisas já tenha sido ganho.
Nesta lista constam itens básicos cujo os preços são baixos e itens caros, por isso é necessário que se tenha o devido cuidado no momento de distribuir os convites para que evitar pedir algo a alguém que não possa dar.


Esta lista foi baseada em muitas outras pesquisadas em revistas e na internet e foi através dela que a mamãe selecionou o que gostaria de ganhar.


Verifique com a mamãe as preferências dela quanto a marca, o tamanho, a cor e a quantidade total desejada de cada ítem, por exemplo: chupeta ortodôntica ou de bico comum, tantos pacotes de fraldas marca X de tamanho RN; outro tanto de pacotes da fraldas da mesma ou outra marca de tamanho P, etc.

Banho
• antiderrapante para banheira
• banheira
• cesto para objetos de toalete
• esponja
• sabonete neutro
• saboneteira
• suporte para banheira
• termômetro para água
• toalha com capuz
• toalha de banho
• toalha fralda
• trocador
• xampu neutro



Cozinha
• aquecedor de mamadeiras
• bico de mamadeira
• bolsa térmica para mamadeiras
• cadeira para refeição
• chupeta
• escorredor para mamadeiras
• escova para lavar mamadeira
• espremedor de laranja
• esterilizador
• fralda/toalinha de boca
• funil e coador para mamadeira
• garrafa térmica
• mamadeira grande
• mamadeira média
• mamadeira pequena
• mordedor
• pano de prato
• peneira fina
• pinça higiênica
• porta chupetas
• prato fundo
• prato térmico
• prato raso
• prendedor de chupeta
• talheres para bebês


Diversos
• álbum de bebê
• aquecedor
• conta gotas
• babá eletrônica
• bolsa maternidade
• cd musical infantil
• dosador de remédio
• mordedor
• termômetro
• vasilha para objetos esterilizados
• vaporizador


Higiene
• água boricada
• álcool (70%)
• algodão
• aspirador nasal
• cesto de lixo
• colônia para bebê
• cortador de unha
• cotonetes
• cremes para assaduras
• escova e pente para cabelo
• fitas crepe
• fralda de pano
• fralda descartável RN
• fralda descartável P
• fralda descartável M
• lenços umedecidos
• loção hidratante
• massageador de gengiva
• óleo para bebê
• protetor solar especial para bebês
• talco para bebê
• tesoura para unhas
• trocador dobrável para colocar na bolsa


Para a mamãe
• absorventes para seios
• almofada para amamentar
• almofada para barriga
• bomba tira leite
• cinta pós parto
• concha para seios
• protetores para seios
• sutiã para amamentação


Passeio
• bebê conforto
• bebê bag (canguru)
• bolsa para passeio
• cadeira para auto
• capa para bebê conforto
• capa para carrinho
• carrinho para passeio
• colchonete para carrinho
• encosto para cabeça
• jogo de lençol para carrinho
• moisés
• protetor contra sol para carro
• travesseiro
• vira manta


Quarto
• abajour
• armário infantil
• baú para brinquedos
• berço
• brinquedo musical
• brinquedo de borracha não-tóxico
• cabideiro de parede
• cabide infantil
• cercado (chiquerinho)
• cesto para roupa
• chocalho
• cobertor
• colchão de berço
• colcha
• cortina
• fronhas avulsas
• kit de lençois para berço
• kit para berço
• móbile
• mosquiteiro
• porta fralda
• porta treco
• posicionador para dormir
• protetor de colchão
• protetores de tomada
• travesseiro anti-sufocante
• trocador


Roupas
• babador
• body manga curta
• body manga longa
• boné
• calça (mijão) com pé
• calça (mijão) sem pé
• conjunto de pagão e mijão
• casaquinho de lã
• casaquinho de linha
• chapel
• touca de lã
• luva
• macacão manga comprida
• macacão manga curta
• meia
• pantufas
• sapatinho de linha
• sapatinho de lã

DECORAÇÃO

se preocupe muito com a decoração tente fazer tudo que fique com a cara que do bebê, está chegando um bebê...
O ambiente tem que estra neste clima...
Idéia da irmã Diva Caldas - BOLO DE FRALDAS, para decorar a Mesa.
Material utilizado:
· bandeja de papelão grande
· pacote de fraldas
· linha para crochê
· tubo de papelão
· papel alumínio
· fitas de fetílho largas rosa claro, rosa escuro e lilás
· babado para bolo em papel crepom rosa e lilás
· flor de papel de seda

Modo de fazer:

· Enrole das fraldas uma a uma e prenda os rolinhos com a linha para crochê.
· Encape o tubo de papelão com o papel aluminio.
· Coloque os rolinhos de fralda ao redor do papelão e amarre-os para ficar firme, sobre a bandeija.
· Faça três ou mais andares, conforme o tamanho da bandeija e do tubo.
· Passe as fitas ao redor para tampar a linha e ajudar a fixar os rolinhos.
· Faça a decoração final com flores de papel, flores artificiais, brinquedos pequenos, doces como pirulitos de chupetas ou outros itens relacionados com o tema bebê.

CARRINHO DE BEBÊ
Material utilizado:
· fraldas
· círculos de papelão
· toalinhas de papel rendada
· linha de crochê
· fitas de fetílho largas rosa claro, rosa escuro e lilás

Modo de fazer:

Seguindo o mesmo esquema do bolo, faça rolinhos e monte-os de forma a dar a impressão de um carrinho de bebê. Faça o acabamento com papelão para as rodas e toalinhas de papel rendada para a parte superior do carrinho, coloque as fitas para decorar e tampar a linha.

BEBÊ DE FRALDA
Material utilizado:
· fraldas
· pião de brinquedo
· toalhinha de papel rendada
· fita de fetílho largas rosa claro, rosa escuro e lilás
· meias
· cabelo de boneca
· EVA bege
· caneta permanente

Modo de fazer:

· Faça os braços e as pernas juntando duas fraldas abertas e no sentido do comprimento fazendo um rolo e coloque meias nas pontas para dar a impressão de luvas e sapatinhos.
· Para o corpo coloque quatro fraldas, uma no sentido oposto a da outra, amarre-as com a linha para ficarem firmes e num formato retangular.
· Prenda os braços e as pernas com a linha junto ao corpo, e vista uma fralda na parte inferior como ser fosse no bebê.
· Faça o acabamento com papeis ou tecidos (babador, fraldinhas de boca, toquinha, etc...). O rosto fiz com EVA bege, porém pode ser feito com pratinho de festa ou outro objeto redondo.
· Coloque cabelo de boneca para o cachinho e toalinha de papel rendada para o acabamento da toquinha e do babador.
· Como chupeta use uma parte de uma pião de brinquedo (normalmente colocado em saquinhos surpresas de aniversário) ou use uma chupeta simples tirando a parte do bico.

MACACÕES
Material utilizado:
· um par de mais branca de adulto
· um cabide
· linha e agulha de costura
· botões em formato de corações
· fita de cetim

Modo de fazer:
· Costure as meias do meio do pé até o calcanhar.
· Dobre os punhos para os lados e costure-os.
· Cole as fitas nos punhos e nos pés com um leve franzido, para dar a impressão do sapatinho.
· Faça o acabamento com os botões, laços e fita.
· Prenda o macacão no cabide.

LEMBRANCINHA
usei os carrinhos de balinhas de açúcar, colocando dentro uma toalinha de tule, um sabonetinho no formato de coração e um bebê de plástico. Coloquei dentro de um saquinho de plástico transparente e fechei com fita de fetílho prendendo o cartão junto ao nó.

BRINCADEIRAS 1


Esta é a primeira parte de algumas brincadeiras preparadas para os chá de bebê do qual já participei.


1. OS DEZ MANDAMENTO DA MATERNIDADE


Esta dinâmica é legal para feita antes de começar as brincadeiras, já que de uma forma criativa e agradável transmite uma mensagem bonita para a futura mamãe.
Material necessário:
· pente para a mamãe
· travesseiro para a mamãe
· bichinho macio de brinquedo
· livro ou revista sobre criação de filhos
· babador
· caixa de lenço de papel
· álbum para fotos
· cosmético ou adorno (brinco, presilha, etc) para a mamãe
· sabonete para bebê
· espelho para a mamãe

Escolha 10 convidados e peça que um de cada vez entregue o presente e leia o mandamento correspondente.


1. (PENTE) Não negligencie a tua feminilidade, pois as duas coisas são compatíveis: uma mulher atraente é uma mãe atraente. Em resumo, não serás relaxada.

2.(TRAVESSEIRO) Estarás convencida de que o serviço caseiro dever se tornar menos impecável, pois sábia é a mãe que reconhece as limitações das suas forças. Recupera-te, separando tempo para repousar e também se arrumar.

3. (BICHINHO) Dispensará a tua pequenina uma infinidade de carinhos e mimos para que ele se sinta seguro de sua posição em teu coração.Lembrando que nenhum bebê é igual a outro, ouvirás os conselhos deduzindo o que será melhor para o teu filho.

4. (LIVRO ou REVISTA) Quando em dúvida, consultarás o médico e outras boas fontes de informações.

5. (BABADOR) Haverá de acostumar-te às exigências matinais do estômago do bebê, reconhecendo que esses momentos de alimentação, quando tudo em volta é silêncio, são oportunidades preciosas para estar bem pertinho do teu filho.

6. (CAIXA DE LENÇO DE PAPEL) Protegerás teu pequenino de visitas inconseqüentes que chegam espirrando. Lidarás com tais visitas com firmeza e delicadeza, explicando que o bebê é sensível a micróbios.

7. (ÁLBUM) Não cobiçarás o dente do bebê de cinco meses do seu vizinho, nem o seu primeiro “mamãe”, pois teu filho terá suas capacidades próprias.

8. (COSMÉTICO ou ADORNO) Não forçarás teu marido a ficar de nariz torcido porque o bebê recebe mais atenção do que ele. Deves tornar-te atraente para ele também.

9. (SABONETE) Encorajarás teu marido a exercer a paternidade, pois o bebê precisa dos braços dele tanto quanto dos teus. Irás ensiná-lo a alimentar, trocar e até dar banho no bebê.

10. (ESPELHO) Darás graças porque onde havia dois, agora há três. A glória da maternidade brilhará em teu rosto, pois verdadeiramente és abençoada.


Esta são as folhas que fiz para serem lidas pelo convidados e que depois foram entregues para a mamãe.

2. CONSELHOS DO CORAÇÃO
Material necessário:
· papel sulfite
· lápis ou canetas
· cola ou fita adesiva
· cartaz ou caderno

Corte no sulfite colorido vários corações. Um número suficiente para atender todos os que estão participando.
Peça para que a convidada escreva conselhos para os futuros pais.
Exemplos:
· Aproveite agora para dormir bastantes antes de o bebê nascer.
· Aproveite bem cada momento, pois o tempo voa e o bebê crescerá depressa.
· Anote cada acontecimento para doces lembranças no futuro.
· Você não vai viajar, mas terá que preparar uma bagagem sempre que for sair com seu bebê.
·
Esses corações poderão ser afixados em um cartaz ou colados num caderno de lembranças.

3. NÃO DIGA “BEBÊ”
Material necessário:
· chupetas simples ou de doce
· cordão - duas cores
No ínicio das brincadeiras, cada convidado recebe uma chupeta comum ou de doce presa um cordão para pendurar no pescoço, a partir daí eles são informados que não podem falar a palavra “BEBÊ”.
Aquele que ouvir alguém falar pega a chupeta para si e no final das brincadeiras, o participante que tiver mais colares de chupeta, ganha um brinde que poderá ser uma caixa de bombom. Assim se houver homens participando também poderá usufruir do brinde ganho.
Use duas cores de cordão para que depois da distribuição os convidados sejam separados em grupos sem que nínguem tenha escolhido, assim não dará a impressão de favorecimento para determinado grupo. Porém observe quem ficou em cada um e se julgar necessário, faça a troca para equilibrar as equipes.

4. QUANTO TEM NO POTE?

Material necessário:
· cotonetes
· bolinhas de algodão
· 2 potes transparentes

Coloque os cotonetes e as bolinhas de algodão dentro de potes transparentes e apresente aos convidados. Peça para que cada grupo avalie e diga quanto há de cada dentro dos potes.
A equipe que acertar, ganha ponto que será somando no final das brincadeiras e os potes poderá ser dado para sorteio no grupo que acertou ou dado para a mamãe.
Lembre-se de tomar os devidos cuidados quanto a higienização dos potes antes de colocar os itens e na adequada manipulação dos mesmos para que possam ser usados.

5. TAMANHO DA BARRIGA?

Material necessário:
· fitas métricas.
Dê as fitas métricas para cada grupo e peça que digam quanto está medindo a barriga da mamãe, porém sem encostar nela. Os grupos deverão se basear somente olhando.
Após cada grupo dar sua sugestão, meça a barriga da mamãe na frente de todos e o grupo que chegou mais perto ganha ponto para a contagem final.

BRINCADEIRAS 2

Continuação das sugestões de brincadeiras para "Chá de Bebê".
6. ONDE ESTÁ O POTE?

Material necessário:
· pote com tampa, não transparente, se possível um pote de lenços umedecidos vazio.
· acessórios para mudar o visual (sugestão na foto abaixo)
papel sulfite
· mamadeira com suco
· aparelho de som e CD com música infantil
· babador (que dê para colocar em um adulto)

Conforme as brincadeiras forem acontecendo, este pote dever ficar circulando entre todos os convidados que estão participando.
A organizadora de tempo em tempo ou quando observar que o pote parou, pergunta a todos: "Onde está o ponte?" o convidado que estiver com ele deverá abrí-lo e pegar um papel onde está escrito uma tarefa que deverá ser cumprida.´

É importante que se tome cuidado com o que os convidados deverão fazer, a idéia é a diversão e não a humilhação. Também vale observar as condições físicas de quem deverá curmprir a tarefa, neste caso a organizadora deverá pedir que devolva o papel dentro do pote e pegue outro.

Algumas sugestões de tarefas:
· Crianças adoram bichinho, então agora você tem que imitar um animal escolhido pela mamãe. (ou pela outra equipe)
· Bebê chora várias vezes, as vezes é porque está com fome. Agora é a sua vez de tomar um delicioso suquinho? (na mamadeira)
· A música acalma o bebê, que tal você cantar uma canção de ninar.
· Bebê se meche muito, agora é a sua vez de dançar uma musica infantil. (coloque um música bem agitada)
· Quando um bebê nasce o silêncio dura pouco, faça o que ele mais faz. Chore com um bebê. (peça para fazer gestos do mesmo jeito que os bebês fazem, inclusive os escandâlos, deitar no chão, pular, etc.)
· Às vezes a mamãe não tem muito tempo para se arrumar e você está precisando mudar algo no seu visual. (apresente os acessórios para a outra equipe escolher o que o convidado deverá usar até o final das brincadeiras)
· Pergunte para a mamãe? (faça perguntas sobre a gravidez, os medos as espectativas, etc.)
· Bebê quando come se lambuza e você está precisando de algo para não se sujar. Que tal um babador?

7. O ARTISTA
Material necessário:
· lousa ou folha de papel grande
· giz ou caneta
· 2 envelopes

Faça duas fichas com dividindo os itens abaixo e coloque cada uma dentro do envelope.
· Berço
· Travesseiro
· Mamadeira
· Babador
· Chupeta
· Fralda
· Manta
· Banheira
· Mordedor
· Carrinho de bebê
· Trocador
· Cadeirão de papinha

Cada grupo escolhe uma representante que saiba desenhar. As representantes escolhem uma ficha onde haverá nome de objetos que elas deverão desenhar na lousa ou na folha de papel e o seu grupo deverá adivinhar.

A lousa ou o papel devem ficar em um lugar onde o grupo possa ver o que sua representante está desenhando.

Determine o tempo de no máximo de um minuto para cada grupo. O grupo que acertar menos, terá pagar uma prenda escolhida pelo outro. E o ganhador soma mais um ponto para a contagem final.

8. DE A A Z

Material necessário:
· folha de papel
· canetas ou lápis
Faça uma folha com todas as letras do alfabeto, de A a Z, uma em cada linha e dê uma para cada grupo e peça que anotem coisas relacionados com bebê como objetos, cuidados, etc., num tempo de 2 minutos.

Todos do grupo que acertar menos terá que imitar um bebê, engatinhando, chorando, fazendo birra, brincando, imitando a voz, etc. O grupo ganhador soma mais um ponto para contagem final.

A organizadora deve ficar atenta ao que foi escrito. Se colocarem por exemplo "Hipoglós" na letra H, não vale porque é marca e o objeto é uma pomada. Se for "choro" na letra C, também não vale, pois não é relacionado com o bebê somente. Considere somente coisas que tem a ver com o tema do evento.

9. KIT
Faça crachás repetidos para cada uma das palavras: água, sabonete, xampu, toalha, colher, prato, babador, papinha, berço, lençol, cobertor, travesseiro, trocador, fralda, tomada e lenço umedecido.
Entregue um conjunto de cada para cada representante, porém embaralhe antes para que fique fora da sequência.
Para cada grupo deve haver um representante e a quantidade de participantes suficientes para cada item ou para cada tema principal (banho, comer, dormir ou limpar bumbum). Se o grupo for pequeno divida os temas, dois para cada.
O objetivo é que o representante do grupo organize os itens conforme o tema. Ganhará o grupo que organizar mais rápido, porém terá que pagar a prenda, porque com bebê não se pode ter pressa, então o grupo terá que fazer a coreografia de uma música infantil.
A posição ficam participantes lado a lado ou um atrás da outro, conforme o tema principal:
BANHO: água , sabonete, xampu e toalha
COMER: colher, prato, babador e papinha
DORMIR: berço, lençol, cobertor e travesseiro
LIMPAR BUMBUM: trocador, fralda, pomada e lenço umedecido

Variação da brincadeira: Se o local permitir, não escolha as participantes, somente a representante, que deverá se dirigir ao seu grupo, colocar os crachá e posicionar cada uma no seu devido tema.

PARA VER AS FOTOS ENTRE NO BLOG DA DIVA http://divartes.blogspot.com